
Há diferença entre desejo sexual, atração e prazer?
Uma leitora que não quis identificar-se enviou esta questão para a nossa sexóloga Ana Jacob. Aqui segue a resposta:
AJ – Embora estes três conceitos estejam de certa forma relacionados e possam coexistir, são de facto bastante diferentes.
Desejo sexual é o impulso para se envolver em atividade sexual e pode surgir de forma espontânea ou em resposta a estímulos. É variável e responde a fatores biológicos, psicológicos e socioculturais.
O desejo sexual pode ser trabalhado, mas não pode ser forçado. No entanto, pode existir esta vontade de agir (desejo) sem que a mesma se concretize.
Já a atração não tem necessariamente de ser sexual. Pode ser romântica, estética ou intelectual, por exemplo. É um sentimento de interesse, um fascínio geral ou por pontos específicos no outro. É uma resposta a um estímulo. Pode resultar ou não em desejo tal como o desejo pode existir com ou sem atração.
Por fim, o prazer é uma sensação física/emocional positiva retirada de uma experiência (sexual ou não) e que se manifesta no corpo e na mente. Não necessita nem de desejo nem de atração tal como estas podem não resultar em prazer.
Os três são subjetivos, particulares a cada pessoa e incontroláveis. Não estão dependentes uns dos outros, no entanto formam um sistema dinâmico na identidade sexual humana.
#respostasdeseda ❤